Entenda mais sobre a aposentadoria do torneiro mecânico, aqui!
A atividade de torneiro mecânico é muito importante para o setor industrial, entenda mais do que este profissional faz aqui!
- O Que Faz o Torneiro Mecânico?
- Como Funciona a Aposentadoria para o Torneiro Mecânico?
- Aposentadoria Especial uma Aposentadoria Mais Vantajosa para os Torneiros mecânicos
- Aposentadoria Por Idade Para Torneiro Mecânico
- Aposentadoria Por Tempo de Contribuição Para Torneiro Mecânico
- Reforma da Previdência e o Torneiro Mecânico
- Como Fica o Tempo Trabalhado Sem Registro na Carteira de Trabalho para Fins Previdenciários
- Quais Documentos São exigidos no Pedido de Aposentadoria do Torneiro Mecânico?
- Pedido de Aposentadoria do Torneiro Mecânico
Você está pensando em se aposentar? Entenda sobre a sua Aposentadoria Torneiro Mecânico!
Entenda melhor aqui sobre os procedimentos e requisitos exigidos para a aposentadoria do torneiro mecânico! confira!
- O Que Faz o Torneiro Mecânico?
É o responsável por operar o torno, uma máquina que realiza a fabricação de objetos a partir de materiais como metal, plástico ou madeira.
O torno serve para fazer a usina de matéria prima, a qual define o formato do objeto a ser fabricado através de material para também realizar o acabamento da peça.
O torneiro mecânico prepara o autor durante a usina e faz o controle dos parâmetros de produção e qualidade do produto fabricado, ele faz a leitura e interpretação dos desenhos a serem utilizados no processo de fabricação.
Em outras palavras, o trabalho do torneiro mecânico é preparar, limpar, organizar e operar peças que serão fabricadas em torno.
O seu trabalho é mais comum em fábricas no setor de automação, mineração e siderurgia.
- Como Funciona a Aposentadoria para o Torneiro Mecânico?
A aposentadoria é uma espécie de previdência paga a esse trabalhador que são filiados, este benefício é um direito de muitos trabalhadores brasileiros que atendem os requisitos observados pela Lei 8213/1991.
A aposentadoria é um direito elevado à nossa Constituição federal que define como um direito social garantido aos profissionais independente da sua área de atuação.
São espécies de aposentadoria destinadas torneiro mecânico:
- Aposentadoria especial;
- Aposentadoria por idade,
- Aposentadoria por invalidez também conhecida como aposentadoria por incapacidade permanente total,
- Aposentadoria por tempo de contribuição.
Essas são as principais aposentadorias que eu torneiro mecânico poderá Peter escolher, vejamos cada uma delas a seguir.
- Aposentadoria Especial uma Aposentadoria Mais Vantajosa para os Torneiros Mecânicos
A aposentadoria especial é uma modalidade de aposentadoria que é destinada aos trabalhadores que desempenham atividades insalubres ou periculosas ou que estavam expostos a tais agentes nocivos em seus ambientes de trabalho.
No caso do torneiro mecânico este trabalhador está exposto a agentes nocivos como ruídos altos por exemplo.
A exposição a agentes nocivos é classificada de acordo com a sua nocividade, ou seja, alto risco, médio risco e baixo risco à disposição sofrido.
No alto risco, o trabalhador precisa ter no mínimo 15 anos nessas atividades consideradas insalubres, também chamada atividade especial.
E o médio risco esses trabalhadores precisarão ter o tempo mínimo de 20 anos de atividade especial.
No baixo risco esses trabalhadores precisam ter 25 atividades especiais para conseguir obter a aposentadoria especial.
- Aposentadoria Por Idade Para Torneiro Mecânico
A aposentadoria por idade é uma das mais famosas aposentadorias solicitadas pelos segurados, haja vista que o principal requisito é a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.
Basicamente este é o requisito para obter esta modalidade de aposentadoria.
- Aposentadoria Por Tempo de Contribuição Para Torneiro Mecânico
A aposentadoria por tempo de contribuição atualmente apenas é destinada aos trabalhadores que possuem direito adquirido, pois, a reforma da previdência extingue esta modalidade de aposentadoria.
O direito adquirido seria o direito que o trabalhador tinha quando preenchido determinado requisito para determinado benefício, antes de mudança de lei menos benéfica.
A aposentadoria por tempo de contribuição é baseada no tempo de contribuição a que o segurado deveria ter preenchido no mínimo 35 anos para homens e 30 anos para mulheres.
Evidente que, nestes casos esse período de anos para a contribuição mínima poderão ser reduzidos considerando a atividade de trabalho que o indivíduo realiza como exemplo atividades especiais.
As contribuições no período de 30 anos para homens 25 anos para a mulher esse seria o tempo mínimo exigido parece uma modalidade.
- Reforma da Previdência e o Torneiro Mecânico
Conforme mencionei no tópico anterior, reforma da previdência na data de 13/11/2019 veio a alterar alguns e demais procedimentos das aposentadorias e benefícios pagos pelo INSS.
O trabalhador que possui direito adquirido, poderá se aposentar pelas regras antigas.
Vamos analisar, a modalidade de aposentadoria especial do torneiro mecânico que após 12/11/2019, essa aposentadoria passou a exigir outro requisito além do o tempo mínimo de atividade especial.
Este outro requisito é a idade mínima para o segurado, sendo 60 anos para ambos os sexos.
Ou seja, o segurado precisará ter 25 anos na atividade especial mais 60 anos completos da idade mínima para poder se aposentar por esta modalidade.
outra mudança do cálculo de aposentadoria, antes da reforma da previdência o cálculo considerava como média 80% dos maiores salários de contribuição pagos ao INSS pelo segurado.
Sendo assim, havia o descarte de 20% dos menores salários o que resultaria em um valor de benefício mais alto.
Entretanto, com a reforma da previdência o cálculo foi alterado e atualmente ele considera 100% de todos os salários de contribuição do segurado, isso significa que, até mesmo os menores salários são considerados neste cálculo.
Isso resulta, obviamente, em um valor de aposentadoria menor para o segurado.
Uma inovação trazida pela reforma da previdência foram as regras de transição que vem ajudar o trabalhador que estava prestes a se aposentar.
Sugiro que virgula você leia o nosso artigo:
Deixa eu dizer que explicamos melhor de forma mais completa essa inovação trazida pela reforma da previdência.
- Quais Documentos São exigidos no Pedido de Aposentadoria do Torneiro Mecânico?
Evidente ausência de registros de trabalho na carteira do trabalhador traz alguns prejuízos , como aos direitos trabalhistas e direitos previdenciários.
Infelizmente o empregador visando reduzir custos e despesas com impostos e outros provenientes da sua atividade acaba por contratar o empregado sem o devido registro de sua atividade.
O empregado, que por sua vez, se encontra em dificuldades financeiras e sem maiores oportunidades no mercado, acaba por aceitar tal tipo de trabalho, mesmo sabendo que este o trabalho não será remunerado em sua integralidade .
A ausência do registro cria problemas no período da aposentadoria do trabalhador, esses meses e até mesmo anos podem fazer muita falta na hora da contribuição e atrapalhar o seu pedido de aposentadoria.
Orientamos que o trabalhador busque por um advogado especialista na área, este profissional irá analisar o seu caso e orientar quanto aos seus direitos direcionando o trabalhador para a justiça do trabalho que irá reconhecer o tempo de trabalho para fins trabalhistas e previdenciários.
- Quais Documentos São exigidos no Pedido de Aposentadoria do Torneiro Mecânico?
O torneiro mecânico assim como os demais trabalhadores, também precisará anexar documentos que comprovem o seu direito e situação perante o INSS quando ele for fazer o pedido de aposentadoria.
Voltemos à aposentadoria especial, e a partir de 1994 passa a exigir a comprovação da atividade especial por meio de documentos.
Além dos documentos de identificação pessoal, o segurado precisará anexar documentos como PPP: Perfil Profissiográfico Previdenciário e o LTCAT: Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho.
Esses documentos possuem um formato de lá, esse é o emitido por engenheiros e médicos do trabalho, os quais irão descrever as atividades e produtos um, ou até mesmo, ambiente insalubre ou periculoso.
De forma que, nestes documentos fica comprovado a exposição a agentes nocivos à saúde,comprovando o direito à aposentadoria especial do trabalhador.
Esses documentos são os mais aceitos pelo órgão, todavia, ainda é possível juntar outros documentos como sentenças trabalhistas transitadas em julgado que versem sobre o assunto, exames médicos que comprovem tal exposição holerite adicionar insalubridade, cursos feitos para atuação na área especial pelo empregador entre outros.
- Pedido de Aposentadoria do Torneiro Mecânicos
Deixa eu tirar tivemos como finalidade falar um pouco resumidamente sobre as possibilidades do dia do torneio, entretanto ainda orientar quanto ao pedido de aposentadoria perante o INSS.
Muitas pessoas acreditam que é uma coisa muito complicada e ela realmente pode ser em alguns casos, em outros é muito simples solicitar o pedido de aposentadoria.
O segurado pode acessar o site do Meu INSS ou agendar pelo telefone 135 um pedido na agência de forma presencial.
Evidentemente que ele deverá ter em mãos os documentos que comprovem o seu direito à determinada modalidade de aposentadoria escolhida.
Ainda que a escolha de forma presencial adoraria precisar na maior parte dos casos passar por uma perícia médica ou avaliação social.
Na sequência ele irá aguardar uma resposta do INSS que normalmente é encaminhada pelos Correios ou pelo próprio site informando seu posicionamento, seja pela negativa ou pelo deferimento do pedido.
Caso o seu pedido de aposentadoria venha a ser negado pelo INSS, o segurado tem direito de apresentar um recurso administrativo perante o INSS.
Orientamos que, você busque por um advogado especialista no direito da previdência para que este possa te orientar quanto aos seus direitos e realizar uma defesa técnica e eficaz, previne novamente outra negativa.
E caso o órgão tenha a sua decisão, você poderá ainda com a ajuda do advogado ingressar com uma ação judicial visando a obtenção do benefício.
Não desista do seu direito!
Você ficou com dúvidas sobre a aposentadoria do torneiro mecânico?
Comenta aqui conosco!
Porque essa descrição escreveu em nossa newsletter e acompanhe os nossos conteúdos de forma alisada e completa!
Até breve