11 de Agosto é o dia do advogado, aquele profissional que carrega a missão de defender o que é certo, bom e justo.
Hoje eu convido você, cliente, amigo, advogado, a analisar a frase: “A advocacia é para quem tem coragem.”.
A advocacia é para os fortes e corajosos, visto que muitas vezes o advogado em sua atuação coloca em jogo a sua reputação, o seu nome e em alguns casos até mesmo a sua própria segurança.
Convido você agora a entender mais sobre esta data!
- História do 11 de Agosto Dia Nacional do Advogado
- O Que é o Dia da Pendura?
- Pendura do Bem
- Advogado Um Transformador de Vidas
- Ajudando Pessoas a Terem Acesso à Justiça
- O Advogado é um Defensor da Dignidade
Hoje é o dia daquele que luta pela honestidade, dignidade, aquele que protege e orienta as pessoas em situações difíceis e frágeis!
Fique conosco e entenda mais sobre o Dia do Advogado!
- História do 11 de Agosto Dia Nacional do Advogado
No dia 11 de agosto é comemorado o dia nacional do advogado nesta data foi criada em 1827 as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil – a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.
O advogado é responsável por representar os seus clientes perante a Justiça, assegurando a igualdade, a liberdade e a defesa dos direitos humanos.
O advogado é indispensável para o exercício da cidadania e da democracia a sua profissão existe desde os primórdios, afinal, o homem sempre buscou ajudar o próximo.
Com o dia do advogado também veio o famoso dia da pendura que muitos estudantes de Direito já ouviram falar.
O dia da pendura é uma tradição que ocorre no Dia do Advogado, continue conosco e entenda melhor o que é o Dia do Pendura!
- O Que é o Dia da Pendura?
No dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado e para celebrar, criou-se a tradição chamada de Pendura, que nada mais é que uma prática dos e estudantes de Direito irem a restaurantes para se alimentar e beber sem pagar a conta.
Por isso é conhecido como o dia da Pendura/Pendura, muitos advogados também participam desta prática.
Esta tradição nasceu em meados de 1822 – 1831, os donos de estabelecimentos alimentícios convidaram os advogados e acadêmicos de Direito para comemorar o dia 11 de agosto em seus restaurantes e bares, sendo a alimentação por conta da casa.
Assim, muitos profissionais e estudantes comiam e bebiam por cortesia e ao final faziam discursos para os outros presentes do restaurante como forma de agradecimento ao convite.
Há quem diga que essa tradição foi inaugurada pelos estudantes de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, e logo se espalhou pelo país.
Em muitos lugares, há um tipo de “pendura social”o qual os graduandos pagam o que comeram e beberam, mas o valor do consumo deles é doado a instituições beneficentes.
Outra forma de pendurar ocorrer sem maiores problemas é avisar antecipadamente o restaurante e combinar com o dono o que irá ser feito, alguns cursos combinam com os proprietários uma quantidade de “pinduras” para eles oferecerem nesse dia.
Há inclusive uma frase para a ocasião: “Garçom, tira a conta da mesa e ponha um sorriso no rosto. Seria muita avareza cobrar no dia 11 de agosto”.
- Pendura do Bem
É claro que se tratando de um dia o qual se comemora os defensores, a boa ação é uma ótima opção!
Durante a pandemia do Covid-19, um restaurante localizado na frente da Faculdade de Direito de São Paulo, no Largo São Francisco, recebeu ajuda de estudantes e advogados para não que não viesse a fechar as suas portas.
O estabelecimento participou do Dia do Pindura, deixando muitos profissionais e acadêmicos comerem sem pagar ou com descontos.
E no dia 11 de agosto de 2020, advogados e estudantes pagaram a conta sem consumir nada para ajudar o estabelecimento, ficando este dia conhecido como “Despindura”.
O Dia do Pindura é uma prática que gera muitas opiniões, algumas são contra a prática e outras nem tanto. O que podemos analisar é que com o tempo esta prática sofreu diversas adaptações.
Agora que você já entendeu a origem da data e sobre o famoso pendura, volto a te chamar para entender sobre a verdadeira missão do advogado em nossa sociedade.
- Advogado Um Transformador de Vidas
O advogado trabalha de sol a sol para defender um cliente, não é fácil assumir riscos, empenhar tempo, dinheiro e conhecimento no exercício da advocacia.
O bom advogado transforma vidas e famílias, ajudar pessoas faz parte do trabalho, pois é ele que faz a engrenagem da máquina chamada Justiça de mover.
Esse trabalho traz uma grande responsabilidade e exige um grande preço: o comprometimento com o cliente e a sua causa.
Horas de trabalho, dedicação para oferecer uma defesa justa e digna, o comprometimento é total.
Abrir um escritório, conquistar a confiança de clientes não é uma missão fácil, porque afinal demanda coragem, força e fé.
Não é apenas lidar com processos, mas com pessoas e suas vidas!
É uma profissão de lutadores!
- Ajudando Pessoas a Terem Acesso à Justiça
O advogado é essencial na administração à Justiça, pois é ele que busca pelas correções e direitos.
O advogado trabalha como uma espécie de banco, o qual, o cliente deposita toda a sua confiança, advogar é carregar o fardo do sofrimento do próximo com a responsabilidade de resolver e dignificar tal sofrimento.
É muitas vezes lutar contra os mais fortes, órgãos públicos ou empregadores com alto poder econômico e social. É lidar com inflexibilidade, orgulho, arrogância em prol do que é correto e bom.
Tudo isso sem deixar de lado a sua ética pessoal e profissional, o advogado luta em prol de direitos e deveres, sacrificando muitas vezes o seu tempo, o seu emocional.
O advogado é aquele ser quase sobre humano que luta batalhas incansáveis sempre se levantando dia após dia, afinal, todo dia é um dia de luta!
- O Advogado é um Defensor da Dignidade
Advogar em qualquer segmento é um ato de força e de muitas vezes de rebelião, eu mesmo como advogado, encaro não apenas uma luta por dia, mas, várias.
Escolhi ser o portador dos direitos e dores de meus clientes, que muitas vezes se acreditam vencidos por órgãos públicos, inovações legislativas, entre outros.
Como advogado previdenciário, busquei defender não apenas o direito da pecúnia, mas, o direito à dignidade humana, buscando pela proteção social, a qual o Estado tem o dever de conceder a quem a possui como direito.
Muitas vezes, o idoso, a pessoa com deficiência se encontra em situações precárias, nas quais tiveram o seu direito omitido ou negado.
Quando atendo um cliente que se encontra em tal situação, visto o meu terno, empenho a minha voz e meus conhecimentos para que esta pessoa seja ouvida e amparada não apenas por mim mas pelo Estado.
Todos os dias me coloco de pé, abro as portas do meu escritório com a fé e a força que mais pessoas terão a sua dignidade restaurada.
Frente a uma decisão que restaura a dignidade humana, sinto que o meu dever foi cumprido e todas as gratidão são incentivos para que eu possa continuar em frente como profissional e ser humano!
Parabéns a todos os advogados!!!!
Parabéns pelo nosso dia!