06 RAZÕES PARA CONTRATAR UM ADVOGADO ESPECIALISTA NA PREVIDÊNCIA

Separamos as 06 principais razões para você ter que contratar um advogado especialista na Previdência.

Todo mundo já ouviu alguma história de alguém que contratou um advogado previdenciário para cuidar da sua aposentadoria ou outro benefício.

advocacia previdência social

Mas o que muita gente não sabe é o que exatamente faz um advogado previdenciário e menos ainda sabem da sua importância frente à Previdência.

Pensando nisso, fizemos esse conteúdo para você!

Neste post você irá ler sobre:

1. INTRODUÇÃO
2. O QUE FAZ UM ADVOGADO PREVIDENCIÁRIO?
3. 07 RAZÕES PARA CONTRATAR UM ADVOGADO ESPECIALISTA NA PREVIDÊNCIA
4. COMO ESCOLHER UM ADVOGADO PREVIDENCIÁRIO?
5. CONCLUSÃO

É muito importante que o segurado saiba exatamente o papel do advogado especialista na Previdência, então, não deixe de conferir este artigo!
advogado especialista na Previdência
Por que contratar um Advogado Especialista na Previdência
  1. INTRODUÇÃO

O que muitas pessoas não sabem é que o trabalho do advogado especialista na Previdência é essencial para o cliente que busca o melhor benefício previdenciário.

Pois, o advogado especialista nesta área trabalha com conhecimento técnico e vasta experiência perante a via administrativa e judicial da Previdência

Este profissional saberá orientar qual a melhor solução e meios para alcançar os benefícios do INSS e demais direitos que envolvem a Previdência Social

E para ajudar, você, na qualidade de segurado a entender melhor o papel do advogado previdenciarista, confeccionamos este conteúdo. 

Confira agora qual o papel do advogado previdenciário e entenda melhor como você pode contratar alguém que irá solucionar o seu problema.

Advogado Previdenciário Dr. Hermann
Qual o papel do Advogado Previdenciário?
  1. O QUE FAZ UM ADVOGADO PREVIDENCIÁRIO?

E o que exatamente faz um advogado especialista na área da Previdência?

O advogado previdenciário trabalha frente ao INSS, oferecendo inúmeros serviços.

Cada escritório trabalha com determinados serviços frente à Previdência e para que você entenda melhor quais são e como funcionam esses serviços, vejamos alguns destes serviços:

  • Consulta Previdenciária 

O advogado especializado em direito previdenciário atende o cliente para saber mais sobre o seu caso, identificando assim o direito que está sendo violado.

A partir da consulta o advogado poderá oferecer uma estratégia a ser seguida buscando sempre eficiência e rapidez para o seu cliente, trazendo assim a melhor solução.

  • Cálculo Previdenciário 

O advogado especialista na área irá realizar o cálculo de tempo de contribuição, considerando toda a vida laboral do segurado. 

E a partir do cálculo que a aposentadoria pode ser planejada e ainda no caso dos requisitos não tenham sido cumpridos, o segurado será orientado sobre a melhor solução para a concessão do benefício.

  • Planejamento Previdenciário 

O planejamento previdenciário é um estudo completo da vida do cliente enquanto segurado, irá avaliar o histórico do trabalhador e verificar qual a melhor opção de aposentadoria ao seu caso. 

  • Processo administrativo 

O advogado oferece atuação também na área administrativa, analisando a documentação do cliente, elaborando o pedido do benefício, acompanhando o pedido até a sua concessão.

Isso inclui também eventuais exigências solicitadas pelo INSS, cabe dizer que contar com uma assistência especializada ajuda e muito o segurado nesse momento.

  • Pedido de PPP (perfil profissiográfico previdenciário

Outro serviço é a solicitação do PPP e de laudos técnicos junto às empresas que o segurado laborou, pois, essa documentação é requisito exigido para concessão do benefício. 

  • Análises de Revisões 

Analisar a concessão de benefícios solicitados pelo segurado, bem como, os  documentos apresentados ao INSS ou que deverão ser apresentados para aumentar a renda.

  • Revisão da Vida Laboral

Esse serviço seria a análise por meio de cálculo previdenciário com a finalidade de localizar possibilidade de aumento na renda mensal do benefício e buscar o pagamento de eventuais diferenças desde a concessão do benefício.

  • Processo Judicial 

Certamente o serviço mais conhecido pelos segurados, pedidos, recursos por via judicial, os quais são destinados ao juízo competente.

O advogado irá acompanhar o andamento da ação e atuar de forma técnica durante todas as fases.

Neste serviço podemos incluir o mandado de segurança, o qual seria impetrado face o INSS para que este analise com prioridade e celeridade o caso do segurado frente a possível ameaça do direito do mesmo. 

  • Pedido de Prorrogação de benefício

Logo que o segurado tenha concedido o benefício, o advogado previdenciário  segue monitorando a data de cessação do benefício para a correta solicitação de prorrogação.

  • Isenção do Imposto de Renda

Isso mesmo, em alguns casos o segurado pode pedir isenção do imposto de renda sobre os rendimentos de aposentadoria/pensão ou reforma militar (quando o segurado sofrer de doenças graves).

E sendo negado tal direito o mesmo poderá buscar no judiciário essa isenção bem como a restituição dos valores pagos quando o segurado já era detentor de isenção.

Previdência INSS
Contar Com Um Especialista Na Área da Previdência é Essencial Para o Segurado!
  1. 06 RAZÕES PARA CONTRATAR UM ADVOGADO ESPECIALISTA NA PREVIDÊNCIA

Separamos aqui as 06 principais razões para contratar um advogado especialista na Previdência, vejamos:

  1. EVITANDO O STRESS DA BUROCRACIA

Muitos segurados acreditam que é preciso contratar um advogado somente quando a situação exigir ser tramitada pela via judicial.

Isso não é verdade!

As chances para concessão do pedido aumentam consideravelmente com a atuação de um advogado, afinal, este irá ter conhecimento técnico para tal, bem como, a experiência para evitar maiores demoras e até mesmo uma ação judicial.

Muitos segurados que fazem o seu pedido sozinho, sem ajuda de um profissional especialista, infelizmente acabam com os seus pedidos negados ou até mesmo lesados financeiramente.

Como assim lesados?

Em razão de cálculos equivocados, documentos com erros, acabam recebendo menos do que teriam direito de fato.

Por isso, a orientação é que o segurado conte com um advogado especialista em INSS.

  1. AGILIDADE NO PROCESSO 

O advogado previdenciário é de fato um especialista no que se pese a materialidade do direito do segurado. 

O que significa que ele saberá identificar qual benefício, prazo, tempo será  mais vantajoso para o seu cliente. 

Lembrando que o advogado especialista tem conhecimento e a prática necessária para conduzir a ação com agilidade, conseguindo o benefício de forma mais rápida ao seu cliente. 

Logicamente que o advogado não consegue controlar os prazos do juiz de uma ação judicial e menos ainda os prazos do INSS

Todavia, em alguns casos, como, por exemplo, o do mandado de segurança, ele pode demonstrar e solicitar prioridade e agilidade no processo.

advogado Minas Gerais
Atuação Técnica Jurídica: Um Fator Importante!
  1. GARANTIA DOS DIREITOS 

Com a atuação do advogado previdenciário, o segurado terá segurança quanto à sua defesa técnica jurídica, tal como ter a certeza que o advogado fará tudo o que estiver ao alcance para garantir os seus direitos.

Na maioria dos casos, o segurado não sabe de todos os seus direitos e quando escolhe por dar continuidade do pedido de benefício previdenciário por sua conta, ele pode não receber tudo o que teria direito.

De forma que não há dúvidas de que o advogado especialista tem um papel fundamental na análise e defesa dos interesses do segurado.

  1. CONHECIMENTO TÉCNICO UMA ARMA PODEROSA

Logicamente que quando se fala de direitos previdenciários a aposentadoria é o direito mais procurado pelos segurados.

Afinal, foram anos de trabalho duro que precisam de um descanso em razão de todo esforço e dedicação.

É normal que o segurado se sinta ansioso e inseguro a respeito desse benefício tão importante!

Mas, o que mais acontece é que o segurado baseia os seus direitos em direitos de terceiros, sejam, amigos, familiares e etc.

O que acontece é que ele precisa entender que cada histórico laboral é único, nem todo mundo tem o histórico de trabalho igual, não é verdade?

Um ponto importante também é quanto a atualização da legislação, por exemplo, a Reforma da Previdência

É essencial que o segurado saiba das situações em que o trabalhador se enquadra em regras de transição, por exemplo. As quais exigem análise, estudo e a realização do cálculo previdenciário.

O que apenas será feito com segurança por um advogado previdenciário especialista em aposentadoria que irá orientar qual a melhor aposentadoria disponível ao seu cliente.

  1. PREVENINDO PREJUÍZOS FINANCEIROS

É comum que o segurado faça o seu pedido de aposentadoria sem saber exatamente quais são os requisitos e valores corretos que ele precisa preencher.

O que leva muitas vezes a benefícios concedidos com valor, tempo, requisitos muito maiores ou distantes. 

Que nem sempre o segurado é obrigado a cumprir e aceitar, pois, resultam na redução no valor da aposentadoria devido ao fator previdenciário.

Há inúmeras situações que podem determinar o valor final da aposentadoria e muitas delas são valores abaixo do que o segurado tem direito.

Em razão disso é muito importante ter a orientação e atuação de um advogado previdenciarista .

Afinal, a aposentadoria é um dos momentos mais importantes da vida do segurado e ele merece receber tudo o que tem direito.

  1. POSSIBILIDADE DE APOSENTADORIA ESPECIAL

Isso mesmo!

A aposentadoria especial (benefício destinado a segurados que foram expostos a agentes nocivos ou perigosos à saúde) pode ser uma possibilidade que o segurado tem dificuldade de identificar.

Já o advogado que atua com foco na Previdência saberá identificar perante o histórico, documentos, se há direito de mesclar o tempo especial ou se este foi preenchido.

Muitas vezes, é necessário que o segurado entre pela via judicial para garantir esse benefício. 

O advogado previdenciário irá investigar o histórico de atividades do segurado de forma minuciosa! 

  1. COMO ESCOLHER UM ADVOGADO PREVIDENCIÁRIO?

Até aqui você já entendeu o que um advogado especialista na previdência faz e as principais razões e benefícios na contratação desse profissional.

Mas, como escolher um advogado previdenciário?

No mercado de trabalho, há inúmeros escritórios e profissionais que atuam na área.

Diante disso, pesquise profissionais que tenham de fato a especialização na área, analise as informações sobre o assunto.

O mais indicado é que para cada área que você precise, seja, direito do trabalho, direito previdenciário que o advogado atue de forma exclusiva, pois, isso garante que o mesmo terá a dedicação e conhecimento para tal.

Um meio fácil para fazer isso é ver as redes sociais, site, do profissional, identificando se este parece ter de fato experiência na área, lá ele saberá orientar e explicar de forma simples o direito previdenciário

Outra forma ainda é pesquisar o advogado no site da OAB do estado em que ele diz atuar, isso é uma informação valiosa!

Muitos profissionais se identificam como advogados, porém, não possuem registro! Cuidado!

advogado minas gerais Dr. Hermann
Advocacia em Defesa dos Seus Direitos!
  1. CONCLUSÃO

Neste artigo, buscamos esclarecer qual é o papel do advogado previdenciário, bem como, as principais razões/ benefícios para contratar esse profissional sem medo!

A assistência do advogado é muito importante, pois é este profissional que irá identificar direitos que muitas vezes o segurado não conseguirá fazer por si só.

Além de interpor processo judicial e administrativo prevenindo que o segurado enfrente burocracias frente ao INSS.

Contar com um planejamento previdenciário é essencial para que o segurado tenha garantido todos os seus direitos na hora da sua aposentadoria.

É importante que o segurado pense sobre as suas necessidades, dúvidas, possibilidades e busque pela atuação de um especialista que irá facilitar e em alguns casos acelerar o pedido do benefício.

Se você ainda tem dúvidas quanto ao assunto, comente aqui e iremos ficar felizes em responder você!

Continue acompanhando os nossos conteúdos e saiba um pouco mais sobre os seus direitos frente à Previdência!

Receba Novidades Exclusivas sobre a Previdência Direto de Especialistas
Entre na nossa lista e junte-se a mais de 37.000 pessoas